sexta-feira, 28 de abril de 2017

Café da manhã contaminado



 Para começar bem o dia, nada melhor do que um café da manhã reforçado não é ? Mas devemos tomar cuidado com os possíveis contaminantes que esses alimentos podem ter. 
 Em um café da amanhã temos:

 Geleia de frutas: nas geleias em geral, podemos encontrar diversos agentes intoxicantes, entre eles, podemos encontrar o arsênico, que é um contaminante inorgânico e resíduos de praguicidas das frutas que são feitas as geleias

 Leite, iogurte e queijos: podemos encontrar como agentes contaminantes no leite o nitrito, que atua na hemoglobina, transformando-a em metahemoglobina, que inibe a ligação do oxigênio na hemoglobina, causando asfixia. Podemos encontrar também bifenilas policloradas, aflatoxinas, resíduos de medicamentos veterinários e resíduos de praguicida.

 Pães: Os principais contaminantes são fungos e bactérias, os fungos mais comuns são Aspergillus, Cladosporium e Penicillium. Em pães de milho por exemplo o principal contaminante é a aflatoxina B1.

 Manteiga: podem encontradas em manteigas, principalmente a de garrafa, Salmonella ssp., Staphylococcus aureus além de coliformes fecais.

 Café: o café pode ser intoxicado por fragmentos de insetos, por cepas de Aspergillus, sendo a principal toxina a ocratoxina.

 Mamão: os principais contaminantes são Aspergillus, Curvilaria, Monilia sitophyla

 Mas o que esses contaminantes podem nos causar? A pessoa que ingerir uma manteiga contaminada com Salmonella ssp por exemplo, pode apresentar sintomas como: Diarreias ,dores abdominais, vômitos e febres mas será que vale o risco comer esses alimentos? Para saber a respostas temos que levar em conta alguns fatores, como qual é o tamanho da contaminação( se a quantidade de contaminante está muito acima do permitido), eu como esses alimentos todos os dias? O lugar onde eu compro esses alimento é e confiança ? Logo percebemos que temos que ter em mente o risco e o benefício que o alimento pode nos proporcionar.

Referencias
http://www.revista-fi.com/materias/90.pdf
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/907492/1/COT11010.pdf
http://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/salmonelose